AUSTIN J40


Embora a produção dos carros de pedais Austin Joy tenha começado em 1949, a história começa em 1946 quando Sir Leonard Lord concebeu a ideia de uma fábrica que poderia empregar ex-mineiros com pneumoconiose para construir carros de pedais Austin. Ele pretendia que fosse uma empresa sem fins lucrativos e puramente com o propósito de empregar mineiros deficientes em Bargoed, South Wales - uma área de alto desemprego.

Sir Leonard contratou Ron Phillips, um artista comercial e Jim Blaikie, um desenhista de planejamento para projetar o carro de pedais. Vários esquemas foram produzidos, e o senhor Alf Ash do Departamento de Chapas Metálicas aconselhou sobre os detalhes. Ele mediu sua filha de dois anos e o carro foi projetado para caber nela.

Bill Avery e Jack Turton, dois profissionais Metalshapers, construíram o protótipo em aço. Ele foi projetado para mostrar o protótipo marrom no 1.000.000 de Austin Car Show em 1946 e foi baseado no Austin 8 e 10 da mesma época.

O Gerente de Obras de Longbridge, Sir George Harrison, sugeriu que o protótipo carregasse o número 'JOY 1' e posteriormente seriam conhecidos como 'JOY CARS'.

'JOY 2' foi finalmente produzido em 1946 com a ajuda de Jack Finish do departamento de desenho e os modelos subsequentes foram semelhantes com uma linha de capô inferior. A problemática transmissão por corrente foi abandonada em favor de uma ação a pedal e uma roda removível foram introduzidas. O Joy 2 foi testado por várias famílias e, após cada teste, foi removido para verificar o desgaste e, eventualmente, a cor mudou para verde.

Em 1948, um mock-up de madeira foi feito do J2, incorporando um front-end Devon, que se revelou muito feio.

No mesmo ano, o Joy 2 foi seguido pelo Joy 3 pathfinder, que foi baseado no carro de corrida Jamieson OHV 750 Austin Seven dos anos 30 e um protótipo branco foi produzido.

Problemas técnicos foram eventualmente resolvidos e resultaram em um 'JOY4' mais atraente e eficiente.

A fábrica foi inaugurada em 5 de julho de 1949 e foi chamada de 'Austin Junior Car Factory'. O gerente era o Sr. GH Farrar e foi pago com fundos do governo. A produção começou com o Pathfinder e pretendia-se construir 250 por semana, mas esse número nunca foi alcançado.

Um protótipo construído tornou-se o J40 Roadster, (finalmente o modelo da imagem), e era diferente dos modelos de produção com um volante diferente e sem juntas de painel. Era de cor azul metálico.

Assim, foram construídos quatro protótipos e uma maquete de madeira. Depois de um ano, o Pathfinder foi abandonado e substituído em 1950 pelo J40.

Os carros foram feitos de sobras de sucata de Longbridge e foram construídos e pintados e os carros produzidos lá. 

Eram brinquedos de qualidade e bem equipados e provavelmente os melhores carros de pedais do mercado, com farol e buzina funcionais, rodas removíveis com pneus Dunlop, painel frontal e motor falso com verdadeiras velas de ignição. Eles tinham um capô de abertura e porta-malas e bastante cromado de boa qualidade em pára-choques, calotas etc.

O J40 vendeu bem e 32.098 foram construídos até a produção ser interrompida em 1971.


Os Mineiros de South Walles

Havia um problema social muito grande naquela época, a segunda guerra mundial havia terminado recentemente e a Europa estava se reerguendo, e o sistema de pensões e aposentadorias por invalidez e problemas de saúde estava deficiente.

Devido aos processos de extração de carvão nas minas da região, muitos contraíram sérios problemas respiratórios, o que lhes impedia de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.

Sir Leonard Lord imaginou a estratégia de ter uma fábrica, na qual essas pessoas seriam  contratadas e teriam uma renda, ele então desenvolveu a 'Austin Junior Car Factory', que passou a empregar essas pessoas, recolocando-as no mercado de trabalho, dando assim uma chance de continuidade.

Mas não foi somente "abrir vagas de trabalho" para estas pessoas, todos eram registrados legalmente, tinham durante o expediente assistência médico hospitalar, inclusive com uma ala de enfermaria e pronto socorro com médico e enfermeiros disponível. A título de nota, esta foi a primeira empresa da história a contratar pessoas com necessidades especiais, e constando o termo no próprio registro de trabalho.


Por que a D7 METAL-MECÂNICA trouxe este projeto?

Eu Donisete, trabalhei este modelo com o intuito de deixar algo de ensinamento para meus possíveis descendentes.

A idéia primária era fazer algo que eu pudesse deixar de herança e um singelo presente caso eu venha a ter um neto, ou uma neta. Eu poderia ter trabalhado um pedal car baseado em um "Lamborghini", uma "Ferrari", ou qualquer outro carro esportivo do momento, (e de fato tendo tempo após esse projeto talvez o faça, Jeová Deus é quem saberá), no entanto, caso, (bem no caso mesmo!), de um neto "vir", e eu talvez não estar mais por aqui para conhecê-lo, ou conhecê-la, será um presente com um legado de ensinamento, pois, quando soube da história por trás desse Pedal Car, meu respeito pela atitude do Sr Leonard Lord foi imediato. Eu digo que, além dos ensinamentos de Jeová Deus, Criador de todas as coisas neste universo, se pudermos deixar exemplos dignos aos nossos filhos e descendentes, os formaremos de maneira tal que honra e caráter serão, de uma forma natural e lógica, assimiladas por eles formando seres humanos dignos e respeitosos.